segunda-feira, 6 de junho de 2011

Os Benefícios do Iogurte


'O Iogurte é um dos alimentos com mais nutrientes que possuimos no nosso quotidiano. Para o seu dia a dia ou para uma saudável dieta, o Iogurte deve marcar a sua presença.

O Iogurte é um alimento lácteo fresco que resulta da acção fermentativa das bactérias lácteas, com ou sem o acrescento de outros produtos lácteos. Os Iogurtes oferecem já uma enorme variedade ao nível dos sabores, dos acompanhamentos, composição nutricional, consistência e dos pontos de relacionados com dietas, que nunca esquecem a vertente nutricional.

Muitas pessoas julgam que consumir Iogurtes não é importante, mas o que é certo é que esta ideia está totalmente errada. Os adultos devem consumir cerca de 4 Iogurtes por dia, enquanto que para as pessoas com idade superior a 65 anos o indicado é 5 Iogurtes diários. Todavia, para as adolescente e grávidas recomenda-se 6 Iogurtes, enquanto que para as recentes mamãs o ideal é 8 Iogurtes, que é o equivalente a um litro diário.


O Iogurte é um excelente "companheiro" da flora intestinal, o que singnifica que actua muito bem na prevenção da diarreia. Assim, e não só por causa do seu forte contributo nutricional, a ingestão do Iogurte é também eficaz na redução do período de diarreia devido à mal absorção de lactose e da modulação do sistema imunitário.

O Iogurte é também muito rico em cálcio, não só em quantidade como também ao nível da disposição como nos é apresentado. A ingestão de cálcio na infância e na adolescência é extremamente importante, e o Iogurte pode proporcionar esse consumo de maneira muito facilitada. A osteoporose pode ficar assim prevenida, bem como a redução de risco de doenças crónicas, hipertensão arterial ou cancros no cólon e recto.

O Iogurte possibilita a transmissão de várias vitaminas: a A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantoténico e ácido fólico. Este alimento é igualmente rico em minerias e permite também ingerir cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco e iodo. Contudo, o mineral mais habitual, e em maiores quantidades no Iogurte, é o cálcio. É a partir da notável presença do cálcio que o Iogurte assume a sua clara importância.


Para além de todos estes benefícios não se pode também esquecer o preço deste alimento. O Iogurte apresenta uma despesa muito razoável, e as suas vantagens de armazenamento e arrumação são evidentes. É fácil ser preparado, armazenado, ser adquirido não implica gastos excessivos e é também de fácil consumo. A única coisa que o Iogurte lhe pode exigir é um simples frigorífico para se manter conservado, e nada mais do que isso.

Como deve ter tido hipótese para comprovar, os benefícios do iogurte são mais que muitos, demonstrando bons argumentos alimentares e nutricionais para ser consumido. Saiba que no mercado existe uma enorme variedade destes produtos, e que certamente algum tem que ir de encontro às suas exigências e gostos. Agora que já conheceu as componentes do Iogurte, resta ir prová-lo e devorá-lo com prazer.' Fonte: Mulher Portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário