segunda-feira, 30 de abril de 2012

Panetone Tradicional

Este fim de semana frio e chuvoso, levou-me a refugiar na minha cozinha. Situação que originou o aparecimento de um belo 'Pane di toni' ou Panetone ao pequeno almoço de domingo.


Para quem não sabe a história deste pão muito consumido no Natal, cá vai:

Conta-se que no século XV, um jovem morador de Milão apaixonou-se pela filha de um padeiro. Porém o pai não era muito de conversa e não aceitava tal namoro, diante da situação o jovem resolveu se disfarçar de ajudante de padeiro e criou um pão doce.

Esse pão era diferente, com frutas saborosas e de um tamanho fora do normal para época, ganhou destaque na padaria também por ter uma forma de uma cúpula de igreja.
O jovem disse que o autor da receita foi Toni, pai da moça. Foi notável o crescimento de clientes, pedindo principalmente pelo “pão de Toni”. O nome deste pão doce sofreu algumas modificações durante o tempo até chegar ao que é hoje: panetone.

Existem outras duas versões sobre a história do panetone. Uma dela diz que ele foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395.

A última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar em uma padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o Panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.
A partir da receita tradicional surgiram o chocotone e a colomba, sem falar das variações feitas a partir de suas tenras fatias, como é o caso do pudim e das fatias douradas de panetone.

Fiz uma receita tradicional e usei a máquina de fazer pão para fazer a massa e levedar, mas quem não tiver pode fazer á mão ou na batedeira com varas em espiral até ficar misturada. A seguir coloque numa mesa polvilhada com farinha, amasse até despegar das mãos e deixe levedar uma hora ou até dobrar de tamanho.

Como é um pão que demora muito tempo a fazer (+/- 5horas), optei por cozer o pão na máquina de fazer pão, que tem a temperatura certa e o tempo. No caso de adormecer, visto que já era meia-noite, o pão estava salvo. E ficou um espectáculo.


Ingredientes:

1/2 chávena de leite morno
1/2 chávena de água morna
1 colher de chá de açúcar
1 cubo de fermento de padeiro (12grs)
3 chávenas de farinha de frigo para pão (T65)
2 colheres de sopa de açúcar em pó
1 pitada de sal
2 gemas de ovo de tamanho médio
75grs de manteiga derretida e deixada arrefecer.

Para o acabamento:

50grs de sortido de cascas cristalizadas cortadas aos pedaços
100grs de passas de uva
50ml de Aguardente
Raspas de um limão
1 Ovo batido para pincelar

1. Começe por deitar a aguardente nas uvas passas e reserve. Deite o leite morno e a água numa tigela. Acrescente 1 colher de chá de açúcar, o fermento e 1 chávena de farinha branca para o pão. Misture os ingredientes e, em seguida, cubra a tigela com uma folha de película aderente e deixe repousar a massa durante 1 a 2 horas, em local quente, até aumentar de volume e apresentar espuma.


2. Deite a massa (esponja) na cuba da máquina e junte o resto da farinha, o açúcar, o sal, os ovos e a manteiga. Marque o programa «Massa».

3. Quando o programa terminar, transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha. Amasse-a com o sortido de cascas cristalizadas, as passas escorridas da aguardente e a raspa do limão, até que fiquem perfeitamente incorporados.

4. Coloque a massa numa forma redonda, bem untada, com cerca de 18 cm de diâmetro, pressionando-a bem (no meu caso tirei a pá da máquina de fazer pão e coloquei a massa na cuba).


5.Cubra-a com uma folha de película aderente (eu colocai a cuba com a massa dentro da  máquina, fechai e tapai a máquina com um pano) untada, sem apertar, e deixe repousar em local quente até dobrar o tamanho. Quando a massa tiver aumentado de volume, retire a película e pincele a superfície da massa com o ovo batido.


Leve ao forno durante 10 minutos em forno pré-aquecido a 200 ºC. Reduza então para 180ºC e deixe cozer durante mais 15 minutos ou até que fique dourado e completamente cozido (eu seleccionei o programa «Cozer» e fui dormir...e vida o pequeno-almoço).

P.S. Já guardei metade para fazer Pudim de Panetone, vamos ver se resisto.
Receita adaptada do Livro: Manual de Receitas de Pão - Vicki Smallwood

Sem comentários:

Enviar um comentário