terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lombo de Porco Assado no Tacho

Quando era garota a minha avó dizia: ' se tiveres um bocado de carne assada, tens comida para toda semana'. E é verdade. Depois de fatiada podemos comer com arroz, massa, salada, puré de batata, no pão, picar e fazer croquetes ou empadão, tudo que a imaginação proporcionar. E é só aquecer.





Ingredientes:
(10 porções)

+/- 1,5 kg de Lombo de Porco
4 colheres de sopa de Azeite
2 colheres de sopa de Banha de Porco


Para a marinada:

4 colheres de sopa de Pimentão
2 colheres de sopa de Molho de Soja
4 dentes de Alho laminados
1 copo de Vinho Branco
2 folhas de Louro
Piri-piri, Sal e Pimenta q.b.

1. Num saco, colocar todos os ingredientes da marinada. Junte o lombo de porco. Deixar de um dia para o outro no frigorífico.

2. Retirar a carne da marinada e seca-la o máximo possível. Colocar um tacho ao lume com o azeite e a banha. Quando estiver bem quente, colocar a carne. Deixar alourar a carne de todos os lados. Esta operação deve ser feita sempre com o lume alto.

3. Juntar a marinada ao lombo, com um pouco de água. 

4. Deixar assar em lume brando. Vá virando a carne, e caso seja necessário, acrescente um pouco de água, para não ficar sem molho. Durante uma hora e meia ou até ficar tenro.  

5. Caso pretenda acelerar o processo, basta fazer na panela de pressão. O procedimento é igual até ao passo 3. Depois fecha a panela e deixe cozer durante 20 minutos em lume brando, após começar a ferver.

6. Sirva  com o que mais gosta, neste caso, puré de batata e salada

Sem comentários:

Enviar um comentário